sexta-feira, 20 de março de 2009

Funcionamento geral da economia

Em New Paradise a economia gira muito em torno do turismo. Cerca de 40% do PIB é baseado na exploração das belas áreas paradisíacas, mas não deixa de produzir seus próprios produtos. Ainda com grande influência da Nova Zelândia, New Paradise é um grande produtor de kiwi e uva, e também produz em grande quantidade lã. Embora tenha se separado da Nova Zelândia o país continua entre os 10 maiores produtores deste tecido.




Um ambiente político estável, força de trabalho instruída e a baixa corrupção fazem de New Paradise um lugar fácil para fazer negócios, e, embora tenha se separado da Nova Zelandia, o país matem a aliança com a Australia, denominado de Anzcerta, que é um acordo comercial sobre as relações econômicas entre Austrália e Nova Zelândia, planejado em 1985 para criar uma área de livre comércio entre os dois países. Após a separação da Nova Zelândia e New Paradise o acordo foi revisto e hoje a área de livre comércio é entre os três países sem grande alterações que resultem como influência na economia atual dos mesmos. Além da Anzcerta, New Paradise tem relações exteriores com Apec (Asia-Pacific Economic Cooperation, traduzido, Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico), Banco Mundial, Comunidade Britânica, FMI(Fundo Monetário Internacional), OCDE(Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), OMC(Organização Mundial do Comércio), ONU(Organização das Nações Unidas).

Dona de uma das economias mais abertas do mundo, New Paradise defende a ideia do livre mercado. Um acordo de livre comércio abrangente e bem sucedido permite que as empresas que trabalham em New Paradise tenham acesso isento de tarifas ao mercado da Austrália e vice-versa.

Com a crise que afetou o mundo New Paradise teve seu PIB contraído por depender de seu vasto turismo. O PIB abaixou em torno de 1% , e estima-se que até o final do ano o PIB bata em torno dos H$S 58 bilhões de HANS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário